+12
Escolas
+3000
Alunos

Idealizado e escrito pelo Maestro Ricardo Michelino, o Projeto Retreta saiu do papel e passou a ser realizado em 2010 pela Corporação Musical 24 de Junho, através da parceria firmada com a Prefeitura Municipal, oferece, em sua Sede, aulas gratuitas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral, além de atender 11 escolas da Rede Municipal de ensino de Artur Nogueira com vistas à formação de público e de músicos para as suas diversas formações, bem como a difusão da música como método de propagação de cultura.

O eixo-norteador do Projeto Retreta é a crença de que podemos, através da música, ir além do fazer artístico; podemos transformar o ser humano, aumentando as suas relações interpessoais e construindo assim uma comunidade melhor.

No Projeto Retreta alunos são introduzidos na música por um corpo docente de profissionais capacitados, nas mais diversas áreas da educação musical. Segundo os documentos de registro da instituição, adotando uma orientação metodológica que leva o aluno a vivenciar novas experiência. Desde seu início, já atendeu a milhares de alunos, sendo cerca de 3.000 somente no ano de 2019.

Em 2015, sob a orientação da Profs. Dra. Valeria Oliveira de Vasconcelos e do Prof. Dr. Joel Barbosa, o Maestro Ricardo Michelino obteve o grau de Mestre em Educação com a elaboração da dissertação “PROJETO RETRETA NAS ESCOLAS: estudo de um caso de educação sociomusical” do qual o mesmo é o idealizador e coordenador geral.

 

Musicalização

A musicalização é um fator importante do desenvolvimento cognitivo associado ao lúdico.

“É notável em uma sala de aula que a música utilizada como base curricular em diferentes disciplinas é de extrema importância, pois garante um resgate do aluno para com o conteúdo e seu educador. O simples fato de ter uma música no ambiente escolar, enquanto são desenvolvidas explicações de conteúdos didáticos, já favorece em um melhor comportamento disciplinar por parte dos alunos no transcorrer da aula.”

Por Eduardo de Freitas

Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Fonte: Canal do Educador

Saúde e Comportamento

Consonância, Harmonia e disciplina fazem da música um excelente instrumento de educação e disciplina pessoal, percepção de harmonia e conjunto.

“A música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.”

Fonte: G1-Bem Estar

Alivia a Alma

A musicalização toca a alma servindo como adjuvante de processos remissivos.

“Dá pra sentir no corpo as alterações que a música causa: dependendo do ritmo, a respiração se torna mais calma ou mais ofegante, a pressão sanguínea aumenta ou diminui, os batimentos cardíacos se tornam mais fortes ou mais leves. E isso já foi comprovado em vários estudos, como os divulgados pela American Music Therapy Association-AMTA, dos Estados Unidos, e pela World Federation of Music Therapy-WFMT, localizada em Gênova, na Itália.”

Fonte: UOL Saúde e Ciência

Somos mais se somos juntos

A música de orquestra é uma poderosa ferramenta de entendimento social e dependência mútua.

“A música é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima, além de poderoso meio de interação social. A criança desde cedo ela estabelece comunicação através de gestos e sons. Conforme vai crescendo ela vai tendo um contato maior número de pessoas. A socialização dela é feita de forma coletiva e a apropriação de sua cultura se dá através da interação, e é ela que a faz amadurecer socialmente”.

Fonte: Trabalhos feitos

Confira também: