Ricardo Michelino

Maestro e Coordenador Geral

Nascido em São Paulo, iniciou os seus estudos com o pai Antonio Michelino, que era trompetista da Banda Sinfônica da Policia Militar de São Paulo. Anos mais tarde tornou- se aluno do maestro Geraldo Vedovello, em Mogi Guaçu SP. Estudou regência com o maestro Roberto Farias na Universidade Tom Jobim e cursou Saxofone popular e erudito pelo Conservatório de Tatuí. Foi regente titular da Banda Sinfônica Jovem de Americana e da Banda Sinfônica Jovem do UNASP. Obteve o título de Mestre em Educação Sócio- Comunitária pelo Liceu Salesiano Dom Bosco e especialização em regência pela Universidade Adventista de São Paulo, onde leciona desde 1999.

Transitando do erudito ao popular, já tocou com grandes nomes da música brasileira como Agnaldo Rayol, Pena Branca & Xavantinho, Sá & Guarabyra, Mato Grosso e Mathias, Sandy & Junior, Toquinho, Jayne, Chico César, Leo Gandelman, Derico Sciotti, Mauricio Manieri, Gian & Giovanni, Rio Negro & Solimões, Edson & Hudson, Pedro Leonardo entre outros.

Desenvolveu e coordena, em Artur Nogueira – SP, o Projeto Retreta, que através da parceria com o Governo Municipal, atende mais de 2900 alunos do município. Atua como saxofonista e flautista em estúdios e diversos eventos além de realizar palestras e workshops sobre educação sócio musical por todo o território nacional e exterior.

No ano de 2015, teve a sua estreia mundial regendo a “The La Sierra Wind Ensemble”, na Califórnia (EUA) e ministrando workshops em High Schools de Riverside (CA). Em 2016 foi convidado para reger um programa de música brasileira com a “Symphony Irvine Orchestra” em Los Angeles, Califórnia (EUA).

Em 2017 foi convidado para reger a Hong Kong Wind Ensemble. No mesmo ano, foi convidado para reger a Banda Sinfônica da Polícia Militar no Teatro Municipal de São Paulo.

Em 2018, além de produzir o espetáculo Rock Sinfônico, o Maestro foi convidado para ser o Regente e Produtor Musical do Especial de Fim de Ano da Rede Globo Campinas EPTV. No segundo semestre de 2019, o Maestro foi convidado para reger pela terceira vez um programa de música brasileira com a “La Sierra Symphony Orchestra” em Los Angeles, Califórnia (EUA).